17/09/2010 10:50

Conferência da ONU sobre os ODM começa nesta segunda, dia 20

Secretário-geral da ONU quer acordar com países agenda pelos ODM

15.09.2010 | ONU

 

Começa nesta segunda-feira (20/9), em Nova Iorque (EUA), a assembléia geral da ONU sobre a agenda mínima de desenvolvimento, conhecida como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). À apenas cinco anos do prazo de 2015 para alcançar os Objetivos do Milênio (ODM), o Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, convidou os líderes mundiais para participar de uma assembléia para acelerar os progressos para alcançar ODM. A reunião será realizada até quarta-feira, dia 22.

Presenças brasileiras
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai discursar no evento, contando a experiência e os avanços do Brasil. O Secretário Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Presidência da República, Wagner Caetano, também estará presente, representando a Secretaria-Geral da Presidência da República. Esta Secretaria é uma das promotoras do Prêmio ODM Brasil (que reconhece boas práticas brasileiras pelos ODM), realizando interlocução entre governo federal e sociedade civil.

O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (Nós Podemos) será representado no evento pelo Diretor Superintendente do SESI-PR, José Antônio Fares. O SESI do Paraná coordena o Nós Podemos Paraná, o principal movimento precursor do trabalho pelos ODM no Brasil.

Agenda e mais fôlego
"Nosso mundo tem o conhecimento e recursos para atingir os ODM", disse Ban Ki-moon. "Nosso desafio agora é acordar uma agenda de medidas para alcançar os Objetivos do Milênio". Realizada em meio a uma mistura de progresso e de nova crise que ameaça o esforço global de reduzir para metade a pobreza extrema, "a assembléia será uma oportunidade crucial para redobrar esforços para alcançar os objetivos", disse ele o secretário Ban Ki-moon, referindo-se às metas definidas na Declaração do Milênio de 2000, que visa reduzir a pobreza, fome, doenças e mortes maternas e de crianças e outros antes da data limite de 2015.

—————

Voltar


Contato

The key - Nova Economia

55 11 5103-5600